Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : PSICOLOGIA (SÃO PAULO, 1975) (todos os anos)
Referências encontradas : 99 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 99 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19450
Autor:Medeiros, José Gonçalves.
Título:O efeito da presença e desempenho de um organismo no desempenho de um outro, mantido num esquema múltiplo intervalo variável-extinção.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(3):95-135, nov.1977 tab, graf.
Resumo em português: O objetivo do presente experimento foi verificar qual o efeito da presença e desempenho de um organismo, treinado num esquema múltiplo intervalo variável-extinção, no desempenho de um segundo organismo, mantido em um esquema semelhante; teve-se como propósitos adicionais verificar a extensão e duração da modificação comportamental ocorrida na linha de base causada pela introdução do parceiro na câmara de condicionamento e verificar em quanto o índice de discriminação é afetado e se o fenômeno é reversível. Quatro ratos foram utilizados como sujeito. O procedimento constituiu-se de quatro fases: Fase A, linha de base da resposta de colocar o focinho em uma cuba cilíndrica, estando o sujeito isolado; Fase B, dois sujeitos com treinamento semelhante foram colocados lado a lado, porém separados por uma divisória de acrílico transparente; Fase A, reinstalação das condições da Fase A; Fase B, reinstalação das condições da Fase B. O múltiplo constituiu-se de: reforçamento em intervalo variável (S de) e extinção (S delta). Para um membro do par o esquema de VI era sinalizado pela presença de luz e a extinção pela ausência de luz; para o outro membro a sinalização era invertida.Os resultados mostraram quatro principais efeitos: manutenção do índice de discriminação nas fases onde o sujeito desempenhava na presença do outro; aumento da taxa de respostas no componente de VI, sem contudo ocorrer modificação substancial no componente de extinção; diminuição da latência da primeira resposta em SD na Fase B em relação àquela obtida durante a Fase A; a não recuperação dos valores da taxa de resposta da linha de base na fase na qual o parceiro é retirado. Os resultados foram discutidos principalmente em termos das variáveis do procedimento possivelmente responsáveis pelos fenômenos ocorridos (AU)
Descritores Psi Português:MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO
ESQUEMAS DE REFORÇO
FACILITAÇÃO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:BEHAVIOR MODIFICATION
REINFORCEMENT SCHEDULES
SOCIAL FACILITATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  2 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19449
Autor:Ades, Cesar.
Título:A detecção olfativa da presa por uma aranha orbitela, argiope argentata.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(3):81-93, nov.1977 ilus.
Resumo em português: Com o objetivo de verificar a existência, em aranhas orbitelas da espécie Argiope argentata, de reações a estímulos olfativos provenientes de uma presa (Musca domestica), foram realizadas quatro observações em que modelos de cartolina preta e moscas em diversos estados eram apresentados a aranhas em repouso a 5-10 mm dos palpos ou da articulação metatarso-tarso da pata 1. O resultados indicam que Argiope argentata reage efetivamente a cheiros e que: 1. a reação é mais intensa em apresentações na região dos palpos do que em apresentações perto da ponta da pata; 2. ela é maior para moscas esmagadas do que para moscas quase intactas. Os comportamentos evocados, como o tamborilamento com os palpos, a salivação, a limpeza e a flexão de algumas das patas não são comportamentos típicos do início de uma seqüência normal de predação mas assemelham-se aos que a aranha exibe quando está para iniciar a ingestão de um inseto suspenso no centro da teia (AU)
Descritores Psi Português:ESTIMULAÇÃO OLFATIVA
Descritores Psi Inglês:OLFACTORY STIMULATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  3 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19448
Autor:Carli, Marilena Ristum.
Título:A resposta de escolha de acordo com modelo em abelhas: um procedimento.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(3):35-79, nov.1977 ilus, tab, graf.
Resumo em português: O presente trabalho teve, como objetivos a) desenvolver um procedimento para estabelecer, em abelhas Melipona quadrifasciata anthidioides, a resposta de escolha de acordo com o modelo, com base em dados da literatura; b) testar o procedimento elaborado; c)aperfeiçoar ou modificar esse procedimento, com base nos dados obtidos. Como o procedimento, inicialmente proposto para ser testado, tivesse se mostrado ineficaz para instalar a resposta desejada, várias modificações foram efetuadas com base nos dados que estavam sendo produzidos, até chegar à elaboração de um procedimento eficaz para instalar, nos sujeitos, a resposta de escolha de acordo com o modelo, utilizando estímulos de duas cores diferentes. Esse procedimento iniciava-se com a apresentação de apenas dois cartões de tamanhos diferentes, sendo que o maior (SD) englobava os estímulos modelo e de comparação de mesma cor. Através de fading da dimensão tamanho, o modelo era gradualmente separado do estímulo de comparação de mesma cor, até que os três estímulos ficassem igualmente espaçados e distribuídos em três cartões de igual tamanho. Os resultados obtidos com esse procedimento mostraram um aumento gradativo na porcentagem de RD, até estabilizar na porcentagem máxima; cada aumento na distância entre os estímulos era seguido de uma diminuição, pequena e de curta duração, na porcentagem de RD. Esses resultados, e os obtido com outros procedimentos utilizados, foram discutidos em termos dos efeitos das modificações efetuadas na situação experimental sobre o desempenho dos sujeitos (AU)
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO DE ESCOLHA
Descritores Psi Inglês:CHOICE BEHAVIOR
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  4 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19447
Autor:Cunha, Walter Hugo de Andrade.
Título:Sobre a natureza da aprendizagem e algumas vicissitudes recentes no desenvolvimento dessa área de estudos.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(3):15-34, nov.1977.
Resumo em português: O conceito de aprendizagem teve origem no conhecimento intuitivo antes que na observação e experimentação sistemáticas. Isto levanta o problema de como utilizá-lo na seleção, previamente a qualquer pesquisa, dos fatos apropriados para esclarecer essa noção e para estaelecer os requisitos a que deve atender um experimento a respeito dela.Por meio de exame histórico e avaliação crítica, tentamos, neste artigo, lidar com os problemas acima mencionados; e procuramos, de modo especial, mostrar como, na medida em que a noção intuitiva foi posta sob suspeita na pesquisa moderna sobre a aprendizagem, em virtude do empirismo e do positivismo predominantes, essa pesquisa se inclinou para um situacionismo desnecessário e, segundo nos parece, pouco judicioso, o qual tem sido adverso ao emprego até de construções logicamente legítimas de um tipo mental na psicologia contemporânea (AU)
Descritores Psi Português:TEORIA DA APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:LEARNING THEORY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  5 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19446
Autor:Ferreira, Maria Clotilde Rossetti.
Título:Centros de pesquisa sobre Psicologia do Desenvolvimento na Grã-Bretanha.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(3):1-13, nov.1977.
Conferência:Apresentado em: V Reunião Anual da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, out. 1975.
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
PESQUISA CIENTÍFICA - PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY
SCIENTIFICA RESEARCH - PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  6 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19421
Autor:Kerbauy, Rachel Rodrigues.
Título:Autocontrole: manipulação de condições antecedentes e conseqüentes do comportamento alimentar.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(2):101-131, jul.1977 tab, graf.
Resumo em português: Com o objetivo de estudar autocontrole, foi realizada uma pesquisa com quinze sujeitos que apresentavam problemas de superalimentação, tendo, como medida das modificações do comportamento alimentar, o peso.Várias técnicas de autocontrole foram utilizadas com os sujeitos, individualmente e em grupo. Os resultados obtidos demonstram a eficácia, do procedimento empregado, com alguns sujeitos, e apontam a necessidade de se adaptar o programa de contingências utilizado para cada caso(AU)
Descritores Psi Português:AUTOCONTROLE
Descritores Psi Inglês:SELF CONTROL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  7 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19420
Autor:Marturano, Edna Maria.
Título:Padrões de interação verbal criança-mãe durante o almoço.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(2):79-100, jul.1977 tab.
Resumo em português: A interação verbal criança-mãe foi investigada no ambiente natural do lar e no laboratório de observação, durante o almoço da criança. Cinco crianças pré-escolares foram observadas em interação com suas mães e todos os períodos de conversação foram, posteriormente, subdivididos em unidades verbais e analisados segundo a forma de expressão e o tema dessas unidades.O método de análise, baseado no modelo bidirecional, focalizou cada família individualmente e consistiu na análise de contingência aplicada a pares de unidades verbais emitidas pela mãe e pela criança em seqüência.Os principais resultados da análise de contingência indicaram que: a)a interação verbal durante o almoço se organiza de forma diversa em torno dos temas criança, tarefa e outros eventos; b) os efeitos do ambiente artificial do laboratório não foram sistemáticos, parecendo estar vinculados a diferentes rotinas adotadas pelas mães par servir o almoço em casa; c) as mudanças verificadas no laboratório foram na direção de maior controle verbal recíproco entre a mãe e a criança (AU)
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:MOTHER CHILD RELATIONS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  8 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19419
Autor:Leite, Marilena Kerches de Oliveira Silva.
Título:Observação de comportamento em sala de aula: um procedimento de registro.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(2):51-77, jul.1977 tab, graf.
Resumo em português: O objetivo do present estudo foi desenvolver um procedimento de observação e registro que permitisse descrever comportamentos da professora e dos alunos em sala de aula e analisar as contingências presentes para o fim de planejar alterações nas mesmas quando necessário.A técnica de observação utilizada envolveu registro cursivo em amostragem de tempo. Os registros dos comportamentos de aluno e professora obedeciam os seguintes aspectos: como e onde o sujeito se encontrava, o que estava fazendo e a quem dirigia sua ação no momento da observação. Em cada sessão de observação, um observador registrava o comportamento da professora, enquanto o outro, o de seis alunos da classe, dedicando a cada um deles 10 segundos, sucessivamente.Os registros das sessões de observação permitiram: a)relacionar postura e localização dos sujeitos na situação; b) classificar os comportamentos dos sujeitos que envolviam - manipulação de objeto, contato físico, orientação e verbalização - e identificar o foco dessas ações. Deste modo, foi possível detectar e analisar alguns aspectos das interações que ocorrem na sala de aula. Um vez que os dados obtidos não se mostraram suficientes para a finalidade de planejar alterações nas contingências dessa situação, modificações no presente procedimento são sugeridas(AU)
Descritores Psi Português:INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Descritores Psi Inglês:TEACHER STUDENT INTERACTION
BEHAVIORAL ASSESSMENT
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  9 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19418
Autor:Batista, Cecília Guarnieri.
Título:Concordância e fidedignidade na observação.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(2):39-49, jul.1977.
Resumo em português: No presente relato, é apresentada a distinção entre concordância e fidedignidade. No que se refere à concordância, são descritas as decisões envolvidas no cálculo desse índice e apresentada uma série de variáveis que podem produzir alterações no mesmo. Sugerem-se medidas para que o efeito dessas variáveis não contamine o índice obtido. É discutido o significado do índice de concordância. Em relação à fidedignidade, indica-se sua importância e discutem-se algumas técnicas de cálculo (AU)
Descritores Psi Português:MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO
Descritores Psi Inglês:OBSERVATION METHODS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  10 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19417
Autor:Copit, Melany Schwartz.
Título:Algumas questões para a reflexão do psicólogo escolar relativas à Psicologia do Desenvolvimento.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(2):29-38, jul.1977.
Resumo em português: Esse artigo analisa algumas características dos conhecimentos adquiridos pela Psicologia do Desenvolvimento Humano, visando propor aos profissionais de áreas afins uma reflexão crítica sobre as implicações de suas expectativas frente aos dados científicos dessa área.O primeiro ponto diz respeito às atuais limitações dos dados empíricos acumulados pela Psicologia do Desenvolvimento designada acadêmica, bem como aos objetivos a serem alcançados por ela.Apresenta, também, um outro enfoque denominado clínico, que estaria mais empenhado em propor um modelo explicativo através de inferências sistematizadas, do que no acúmulo de dados empíricos e constatações experimentais, que só remotamente levariam a uma compreensão do desenvolvimento psicológico.Finalmente, propõe a análise da ideologia subjacente à aquisição e à aplicação das informações sobre as mudanças psicológicas que ocorrem durante o ciclo vital (AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Descritores Psi Inglês:DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  11 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19416
Autor:Souza, Deisy das Graças de.
Título:Efeitos da intensidade do choque elétrico sobre a aquisição e manutenção de respostas de fuga e esquiva.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(2):13-27, jul.1977.
Descritores Psi Português:CHOQUE
RESPOSTAS DE ALARME
Descritores Psi Inglês:SHOCK
ALARM RESPONSES
Localização:BR85.1 -
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  12 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19415
Autor:Almeida, Antonio Ribeiro de.
Título:Cinqüenta anos de operacionismo: uma avaliação crítica.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(2):1-12, jul.1977.
Resumo em português: Há cinqüenta anos foi publicado, nos Estados Unidos, The Logic of Modern Physics de P. W. Bridgman. Desde então o método operacional tem exercido uma poderosa influência sobre os caminhos da psicologia e de outras ciências. Neste diálogo é colocado em discussão o papel do Operacionismo para a psicologia, sociologia e a lógica. Irving M. Copi, professor de lógica da University of Hawaii, aponta a influência do Círculo de Viena e, possivelmente, do primeiro Wittgenstein sobre o pensamento de Bridgman.Ele vê o perigo da metodolatria, adição que fez à lista dos clássicos ídolos de Bacon, ameaçando a psicologia e o progresso científico. Para ele é elogiável o fato de que a psicologia tente ser uma ciência exata, mas existem, neste empreendimento, alguns equívocos.Finalmente, considera que não há futuro para o Operacionismo e sugere que perspectivas de filósofos da ciência, como Kuhn e Feyerabend podem ser, atualmente, mais produtivas para os psicólogos e outros cientistas (AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA E FILOSOFIA
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY AND PHILOSOPHY
HISTORY OF PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  13 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19377
Autor:Rozestraten, Reinier J. A.; Silva, José Aparecido da.
Título:Fracionamento de distâncias no laboratório e no campo aberto.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(1):77-92, mar. 1977 ilus, tab, graf.
Resumo em português: Este artigo mostra os resultados de um estudo em que foram comparados os fracionamentos em pequenas distâncias (laboratório) e em grandes distâncias (campo aberto). No laboratório, os fracionamentos foram realizados com 40 sujeitos adultos nas seguintes distâncias: 0,40; 0,80; 1,60; 3,20 e 6,40 m. Os resultados mostram que os sujeitos podem fracionar as distâncias pequenas em bisseção e trisseções com muito boa acurácia. No campo aberto, os fracionamentos foram realizados com 48 sujeitos adultos na bisseção e 21 sujeitos nas trisseções, nas distâncias 1,60;3,20; 6,40; 12,80; 25,60; 51,20 e 102,40 m. Os ressultados mostram que, nas distâncias pequenas até 6,40 m, exclusive, ocorrem, em média, tanto subestimação quanto superestimação. No entanto, a partir de 6,40 m, verifica-se uma nítida superestimação da estimativa distal e uma subetimação da proximal. Por outro lado, comparando-se as avaliações realizadas nas distâncias superpostas utilizadas no laboratório e no campo aberto (1,60; 3,20 e 6,40 m) verifica-se que não há diferença significativa entre elas.Assim, a conclusão mais importante é que os fracionamentos são dependentes da mudança da escala física, sendo, portanto, a variável mais importante do que o aspecto laboratório - campo aberto. Os mecanismos perceptivos em um campo visual pequeno e em um grande são diferentes (AU)
Descritores Psi Português:LABORATÓRIOS EXPERIMENTAIS
EXPERIMENTAÇÃO
Descritores Psi Inglês:EXPERIMENTAL LABORATORIES
EXPERIMENTATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  14 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19376
Autor:Leite, Marilena Kerches de Oliveira Silva; Leite, Sérgio Antonio da Silva.
Título:Um procedimento de treino em observação e registro de comportamentos em sala de aula.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(1):69-76, mar. 1977 graf.
Resumo em português: Um procedimento de treino de observadores foi testado com seis quartanistas de Psicologia que observaram e registraram o comportamento de uma professora e de 36 alunos de uma classe de primeira série do primeiro grau. Tal procedimento implicou na utilização de uma seqüência de eventos a serem observados e registrados, discussão intra-sessão realizada pelos observadores e reunião pré-sessão entre o supervisor e observadores, onde se discutiam os problemas e se apresentavam os índices de concordância da sessão anterior. Os resultados são apresentados em termos dos índices de concordância atingidos pelas diferentes duplas, mostrando a eficácia do procedimento utilizado. Dados sobre manutenção dos efeitos também são apresentados (AU)
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO NA SALA DE AULA
TREINAMENTO DE PESSOAL
Descritores Psi Inglês:CLASSROOM BEHAVIOR
PERSONNEL TRAINING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  15 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19375
Autor:Mauro, Evandro de Almeida.
Título:Projeto de pesquisa em engenharia do comportamento na área hospitalar.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(1):57-68, mar. 1977.
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HOSPITALAR
Descritores Psi Inglês:HOSPITALS - PSYCHOLOGICAL ASPECTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  16 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19374
Autor:Castro, Luís.
Título:Consideraciones metodologicas y estadisticas acerca de la investigacion con n=1: una evaluacion critica de algunas tecnicas de analisis.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(1):29-55, mar. 1977.
Resumo em português: Desde quando os delineamentos instrasujeitos, em sua mais ampla concepção, chamaram a atenção de pesquisadores, metodólogos e estatísticos, tem-e produzido frutífera e controvertida quantidade de proposições e modelos de análise para pesquisas de sujeito único. Neste trabalho, colocaram-se em evidência algumas das deficiências metodológicas para seu uso, talvez as mais importantes. Também se assinalaram alguns erros cometidos na aplicação das técnicas estatísticas a esse tipo de dados. Por outro lado, parece ser clara a necessidade de aplicar e desenvolver análises, quantitativas, específicas, não necessariamente estatísticas, para estes dados sui generis. Foram resumidas algumas das soluções mais promissoras na tentativa de ampliar o debate entre os leitores destes trabalhos e com a esperança de promover técnicas cada vez mais poderosas. Vários autores sustentam pontos de vista favoráveis aos delineamentos mistos (intra-sujeitos e intragrupo) como alternativa viável para se obter melhor controle experimental, melhores análises quantitativas e maior grau de generalização dos resultados. A principal preocupação do autor já foi expressa por Jones e colaboradores: ...uma pergunta básica implica em saber a validade das inferências que se fazem dos dados, por exemplo, até que grau um método, comparado com outro, fornece, aos investigadores e aos seus ouvintes, interpretações dos dados que sejam objetivas, reproduzíveis, comunicáveis e verídicas (AU)
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO
ANÁLISE
Descritores Psi Inglês:EVALUATION
ANALYSIS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  17 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19373
Autor:Figueiredo, Luís Cláudio.
Título:Autodiscriminação: fundamentos teóricos e empíricos do conceito.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);3(1):1-27, mar. 1977.
Resumo em português: No presente trabalho analisa-se o status metodológico do conceito de autodiscriminação na psicologia behaviorista e confrontam-se interpretações de fenômenos comportamentais derivadas deste conceito com outras alternativas teóricas. As conclusões desta análise podem ser resumidas em três pontos: 1. os conceitos de estimulação autoproduzida e de autodiscriminação foram forjados a despeito da ausência de evidências empíricas conclusivas; 2. sua emergência e manutenção nas psicologias de orientação behaviorista podem ser compreendidas como defesas destes sistemas diante de fatos que punham em questão alguns de seus pressupostos teóricos e metateóricos básicos; 3. novas evidências experimentais exigem a reformulação de alguns daqueles pressupostos, com o que os conceitos mencionado perdem parte de sua razão de ser.Apesar destas conclusões, os conceitos podem refletir fenômenos reais. Para a sua verificação empírica, são propostas algumas precauções metodológicas (AU)
Descritores Psi Português:DISCRIMINAÇÃO
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Descritores Psi Inglês:DISCRIMINATION
BEHAVIORAL ASSESSMENT
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  18 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19350
Autor:Tunes, Elizabeth.
Título:Efeitos de interação produzidos pela programação alternada de reforçamento para duas respostas de topografias diferentes.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(3):81-108, nov. 1976 tab, graf.
Resumo em português: O objetivo do presente experimento foi descrever os efeitos de interação produzidos pela programação alternada do reforçamento entre duas respostas com topografias diferentes: pressão a uma barra, com a pata e pressão a um painel, com o focinho. Cinco ratos foram utilizados como sujeitos. O procedimento envolveu três fases: Linha de base da resposta de pressão à barra; Linha de base da resposta de pressão ao painel e Alternação do reforçamento para essas duas respostas. A seqüência das fases variou de animal para animal, sendo que cada sujeito foi submetido mais de uma vez a cada uma das fases. O esquema de reforçamento em intervalo variável permaneceu constante no decorrer de todo o experimento. Os resultados mostraram que o principal efeito de interação ocorreu sob a forma de uma diminuição acentuada na taxa de uma das respostas, seguida por um aumento gradual na taxa de ambas as respostas, quando o sujeito foi submetido, pela primeira vez, à fase de Alternação. Esses resultados foram discutidos e interpretados, considerando-se as variáveis topografia e taxa das respostas reforçadas como moduladores dos efeitos de interação (AU)
Descritores Psi Português:ESQUEMAS DE REFORÇO
Descritores Psi Inglês:REINFORCEMENT SCHEDULES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  19 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19349
Autor:Coelho, Maria Cecília R. Góes.
Título:Um estudo do controle de cor e de figura em crianças.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(3):61-80, nov. 1976 ilus, tab, graf.
Resumo em português: O presente estudo visou a investigar o efeito da complexidade de uma figura sobre o controle seletivo exercido pela figura ou pela cor de fundo numa tarefa discriminativa em crianças. Os sujeitos foram divididos igualmente pelos 24 arranjos possíveis de pares de figura - simples ou complexa - e de cores - vermelho ou verde. Foi empregado um procedimento de discriminação sucessiva, depois do qual se realizaram dois testes, ambos em extinção: a)teste com estímulos componentes, que consistiu na apresentação isolada das cores e figuras utilizadas no treino; b)teste com estímulos compostos que constou da reapresentação dos estímulo, tal como usados no treino.No primeiro teste, os dados sugeriram a predominância de controle da cor entre os sujeitos que tiveram vermelho no estímulo positivo; e predominância de controle da figura, ou da cor e da figura, entre os sujeitos que tiveram verde no estímulo positivo.Excetuando-se os sujeitos com ambos os estímulo com figuras complexas, cujo desempenho evidenciou influência da interação do valor da cor e da figura, os resultados mostraram superioridade de controle da cor, independentemente do par de cor empregado. A unidimensionalidade se evidenciou em grande número dos sujeitos, porém em proporção menor do que a obtida em vários trabalhos anteriores. O dados foram discutidos em termos da presença de fatores de atenção que determinaram estratégias de desempenho diante da tarefa discriminativa. Foram sugeridos como moduladores do controle de estímulo: o valor específico da cor, o nível de complexidade da figura e a interação desses fatores.No segundo tipo de teste, a maioria dos sujeito respondeu diferencialmente aos estímulos compostos (AU)
Descritores Psi Português:ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DISCRIMINAÇÃO VISUAL
CONTROLE DO ESTÍMULO
Descritores Psi Inglês:BEHAVIORAL ASSESSMENT
VISUAL DISCRIMINATION
STIMULUS CONTROL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  20 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19348
Autor:Marturano, Edna Maria.
Título:Interação criança - mãe: características do componente verbal em três situações.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(3):43-59, nov. 1976 ilus, tab.
Resumo em português: Neste estudo foram investigadas características da interação verbal criança-mãe em situações artificialmente estruturadas no laboratório, em confronto com uma situação natural do lar. Cinco crianças pré-escolares foram observadas com suas mães durante sessões de refeição no lar, refeição no laboratório de observação e resolução de quebra-cabeças no laboratório. A análise dos dados compreendeu a divisão do fluxo verbal em unidades derivadas da estrutura da oração, e a classificação dessas unidades segundo critérios de forma de expressão e conteúdo temático. O confronto entre as três condições indicou que: a) A frequência relativa de unidades verbai emitidas é significativamente mais alta na situação de quebra-cabeças; inversamente, a proporção de períodos de silêncio é menor. A situação de refeição em laboratório ocupa uma posição intermediária; b) A freqüência de unidades verbais emitidas pela mãe é mais alta; c) O tema predominante na fala de ambos os sujeitos é a criança na situações de refeição, e a atividade em curso utiliza com maior freqÜência a negação em resposta à mãe nas situações de refeição; o uso da forma interrogativa se eleva proporcionalmente na situação de quebra-cabeças. Os dados indicam maior semelhança no comportamento verbal entre as situações de refeição. A situação de quebra-cabeças, inteiramente nova, parece ter sido estimuladora de um nível mais alto de interação polarizada em torno da atividade apresentada. Discutem-se problemas metodológicos relacionados com o uso de cada tipo de situação no estudo da interação criança-mãe (AU)
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE - CRIANÇA
COMUNICAÇÃO VERBAL
Descritores Psi Inglês:MOTHER CHILD RELATIONS
VERBAL COMMUNICATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  21 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19347
Autor:Suplicy, Marta T. .
Título:Revisão crítica da literatura sobre tratamento da disfunção sexual.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(3):19-41, nov. 1976.
Descritores Psi Português:TERAPIA SEXUAL
DISTÚRBIOS DA FUNÇÃO SEXUAL
Descritores Psi Inglês:SEX THERAPY
SEXUAL FUNCTION DISTURBANCES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  22 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19346
Autor:Souza, Carmem Lúcia.
Título:O currículo de graduação do IPUSP.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(3):13-17, nov. 1976 tab.
Resumo em português: Neste trabalho, tentamos caracterizar o currículo de graduação em Psicologia da USP, com o fim de averiguar algumas de suas insuficiências, cujo estudo aprofundado deve ir além do esquema estrutural, envolvendo fatores aqui não considerados. Contudo, tomá-lo como unidade de análise nos pareceu um procedimento válido, pois constitui o passo inicial para captar insuficiências e entender sua natureza. Julgamos que os resultados obtidos são suficientemente significativos para esclarecimento de alguns aspectos do currículo e problemas decorrentes (AU)
Descritores Psi Português:CURRÍCULO
AVALIAÇÃO DE CURSO
Descritores Psi Inglês:CURRICULUM
COURSE EVALUATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  23 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19345
Autor:Fraisse, Paul.
Título:Psicologia: ciência do homem ou ciência do comportamento.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(3):1-11, nov. 1976.
Conferência:Apresentado em: XXI Congresso Internacional de Psicologia, Paris, jul. 1976.
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA - TEORIA
CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY - TEORY
BEHAVIORAL SCIENCES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  24 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19338
Autor:FERRARA, Maria Lucia Dantas.
Título:Efeitos de choque livre sobre a aquisição e extinção da resposta de pressão à barra, mantida por reforçador consumatório.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(2):85-97, jul. 1976 ilus, graf.
Resumo em português: Em um primeiro experimento, um rato albino foi submetido inicialmente a um esquema múltiplo onde em um componente eram apresentados choques inevitáveis e não contingentes e no outro não havia contingência alguma programada. Após cinco sessões, esse esquema foi mudado para um múltiplo VI 45 par água concorrente VI 45 para água VT 30 para choques, sem que o animal fosse submetido a qualquer procedimento de modelagem ou treino em valores intermediários do esquema. Verificou-se, nas cinco sessões iniciais, a ocorrência, embora em baixa freqüência, de respostas de pressão à barra no componente onde ocorriam choques. Com a introdução de conseqüenciação por água para as respostas de pressão à barra, verificou-se um aumento na taxa dessas respostas. Esse aumento ocorreu inicialmente nos períodos das sessões em que ocorriam choques e, posteriormente, em outros períodos das sessões. Em um segundo experimento, dois ratos que haviam sido submetidos previamente a um múltiplo VI 45 para água concorrente VI 45 para água VT 30 para choques foram sucessivamente submetidos a esquemas múltiplos Extinção Extinção para água e Extinção para água concorrente Extinção para água VT 30 par choque. Verificou-se que a probabilidade de respostas de pressão à barra foi maior em situações onde ocorriam choques do que em situações onde não ocorriam choques, mesmo na ausência de privação adequada para o reforçador consumatório com o qual a resposta de pressão a barra tinha sido previamente estabelecida(AU)
Descritores Psi Português:ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
CHOQUE
RESPOSTAS
Descritores Psi Inglês:BEHAVIORAL ASSESSMENT
SHOCK
RESPONSES
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  25 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19337
Autor:Stella, Elza Marilene.
Título:Análise descritiva da estimulação verbal materna e desempenho verbal de crianças de um ano de idade.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(2):65 -83, jul. 1976 tab, graf.
Resumo em português: O presente trabalho teve por objetivo a identificação e descrição da estimulação verbal materna. Cinco crianças de 21 anos de idade e suas respectivas mães participaram como sujeitos. As sessões de observação foram realizadas na casa dos sujeitos e em uma sala de brinquedos. A situação era de brinquedo livre. O comportamento verbal foi gravado e as fitas foram submetidas a uma técnica para registro de tipo e freqüência de verbalização e de intervalos temporais entre verbalizações de intercâmbio (C-M-C) e entre verbalizações sucessivas de um mesmo locutor (C-C-C ou M-M-M0. Os intercâmbios verbais C-M-C foram analisados conforme esses três aspectos. Foram computados índices para descrever as características dos padrões de intercâmbio. Os resultados indicaram relações entre as categorias descritiva e os índices descritivos do comportamento verbal materno e o desempenho verbal da criança: interdependência da freqüência e tipo de respostas verbais. Os resultados foram discutidos no quadro conceitual da teoria do reforçamento e sugestões foram apresentadas para certos requisits metodológicos necessários para a análise funcional do desenvolvimento do repertório verbal e estimulação paterna no ambiente natural (AU)
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE - CRIANÇA
ESTÍMULOS VERBAIS
COMUNICAÇÃO VERBAL
Descritores Psi Inglês:MOTHER CHILD RELATIONS
VERBAL STIMULI
VERBAL COMMUNICATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  26 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19336
Autor:Leite, Sérgio Antônio da Silva.
Título:Um programa de treinamento de professor.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(2):43-63, jul. 1976 tab, graf.
Resumo em português: O presente estudo teve como objetivo testar um programa de treinamento de professor com as seguintes características: a)objetivos terminais relacionadas com a instalação de habilidades que envolviam a manipulação de eventos antecedentes e conseqüentes; b)atividades do programa desenvolvidas pelo professor em situação de sala de aula; c)seqüência de tarefas graduadas quanto ao número de alunos e comportamentos manipulados, através de diferentes procedimentos. O programa foi testado com uma professora de uma classe do primeiro ano do primeiro grau, de um grupo escolar da rede oficial do ensino. Além dos dados colhidos pelo experimentador durante as sessões experimentais, observadores registraram o comportamento da professora antes e durante a aplicação do programa, em momentos que não coincidiam com as sessões. A avaliação do programa foi feita baseada nos resultados relativos ao desempenho dos alunos, cujos comportamentos foram manipulados. Mudanças significativas foram observadas e sinais de generalização foram detectados (AU)
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  27 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19335
Autor:Abib, José Antonio Damásio; Carvalho, Luiz Carlos Ferreira de; Abib, Erika Wrobel.
Título:Reforçamento e estímulo condicionado no comportamento de esquiva.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(2):23-42, jul. 1976 ilus, tab.
Descritores Psi Português:ESQUIVA
ESTÍMULO CONDICIONADO
Descritores Psi Inglês:AVOIDANCE
CONDITIONED STIMULUS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  28 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19334
Autor:Millenson, J. R..
Título:Quantificação da lei do efeito: I. o comportamento como escolha, um exercício de elaboração de teoria científica.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(2):1-22, jul. 1976 ilus, tab, graf.
Resumo em português: A análise experimental do comportamento se dedica à descoberta de relações funcionais entre o comportamento e o ambiente dos organismos. Entretanto, os elementos ou unidades dessas relações são conceituais, emergindo como produtos criativos e dialético de experimentação e teoria. A medida que a base empírica de qualquer ciência progride, suas unidades fundamentais tendem, inexoravalmente, a se tornar cada vez mais abstratas. Isso não quer dizer, porém, que se tornem hipotéticas Num certo momento, os dados empíricos são tantos que as relações entre unidades exigem um paradigma matemático que possa sumariar o vasto conjunto de dados em uma representação única, porém precisa.A quantificação da lei do efeito de Herrnstein (1970) oferece uma ilustração contemporânea dessa evolução conceitual, pela sua formulação e refinamento das idéias complementares de força da resposta e valor do reforço. Pode-se traçar um notável paralelo entre esse avanço teórico atual na análise experimental do comportamento e a conceituação e medida de temperatura e calor na termometria do século XVIII (AU)
Descritores Psi Português:ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
REFORÇO
Descritores Psi Inglês:BEHAVIORAL ASSESSMENT
REINFORCEMENT
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  29 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19302
Autor:Machado, Lígia Maria de Castro Marcondes.
Título:EfeitoS da retirada de períodos de S delta apresentados após o reforçamento, sobre o comportamento mantido em FR.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(1):97-120, mar. 1976 graf.
Resumo em português: Com o objetivo de descrever os efeitos produzidos por períodos de S delta apresentados logo após o reforçamento, desde o início do treino em FR, procedeu-se a um treino discriminativo simultâneo ao treino em FR. Ratos foram utilizados como sujeitos e o procedimento constou de três fases. A primeira fase consistiu no treino discriminativo, realizado enquanto se estabelecia o comportamento em FR, desde a segunda sessão experimental. A duração de S delta e o valor numérico de FR foram gradualmente aumentados e, quando se atingiram os valores finais para FR e S delta, teve início a fase de estabilização em FRSdelta. Foram usados três valores de FR, um para cada sujeito, e o mesmo valor de S delta para todos. Dados desta fase mostram que a distribuição da duração da pausa pós-reforçamento foi semelhante para os três sujeitos, parecendo estar sob controle da duração de S delta. Após a estabilização em FRSdelta, interrompeu-se a apresentação de S delta e os animais foram submetidos a FR até que nova estabilização ocorresse. A interrupção da apresentação de S delta seguiu-se de diminuição na duração da pausa pós-reforçamento e aumento na duração da série para todos os animais. Estas tendências foram mantidas quando da estabilização final em FR, exceto para um dos animais, que apresentou diminuição na duração da série. Os resultados foram discutidos em termos de períodos de S delta atuarem para enfraquecer o controle usualmente exercido pelos elementos do esquema(AU)
Descritores Psi Português:ESQUEMAS DE REFORÇO
Descritores Psi Inglês:REINFORCEMENT SCHEDULES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  30 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19301
Autor:Mauro, Evandro de Almeida.
Título:Discriminação de duração: efeitos da aplicação de diferentes matrizes de pagamento em sujeito humano.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(1):71-96, mar. 1976 tab, graf.
Resumo em português: Diferentes matrizes de pagamento, traduzidas sob a forma de diversos valores de um esquema de razão fixa, foram manipuladas em uma tarefa de discriminação de duração em sujeito humano, utilizando-se intervalos auditivos cheios de 100, 102, 104 e 110 ms.O tempo base, t=100 ms, foi definido como ruído (n) e os demais, compostos por t mais o incremento delta t, como sinal mais ruído (s).O procedimento consistiu basicamente da apresentação isolada de n ou de s em cada tentativa, sendo s= 110 ms na primeira série experimental; 102 ms na segunda e 104 ms na terceira.O sujeito deveria responder através de duas chaves subscritas, respectivamente, sim e não. A resposta sim foi definida como relato da presença de sinal mais ruído, e a resposta não como relato da presença de ruído apenas no estímulo apresentado.A partir dos resultados, foram calculados índices de detetabilidade e analisada a influência dos diferentes esquemas de conseqüências sobre a distribuição de respostas do sujeito às duas chaves.Verificou-se uma interação, no presente procedimento, entre a detetabilidade do sinal e a tendência de resposta sujeito, na determinação do critério de decisão assumido. Essa interação é discutidfa, em cada caso, com base na teoria da deteção de sinal e na lei de concordância(AU)
Descritores Psi Português:DISCRIMINAÇÃO
DETECÇÃO DE SINAL (PERCEPÇÃO)
Descritores Psi Inglês:DISCRIMINATION
SIGNAL DETECTION (PERCEPTION)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  31 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19300
Autor:Duran, Alvaro Pachedo.
Título:Comportamentos sociais como objetivo educacional.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(1):29-69, mar. 1976 tab.
Resumo em português: O presente estudo é uma tentavia de especificar objetivos educacionais para comportamento social como primeiro passo para uma programação de um ambiente escolar adequado ao atingimento desses objetivos.O procedimento utilizado foi o de entrevistar os pais de alunos engajados em uma experiência pedagógica peculiar, colhendo suas sugestões a respeito dos comportamentos sociais desejáveis para suas crianças. Os dados assim obtidos foram categorizados e descritos em linguagem adequada à formulação de objetivos.Submetidas à apreciação dos sujeitos, as categorias aprovadas por eles constituem o elenco de objetivos educacionais na área de comportamento social propostos para a escola considerada.Discute-se no trabalho a lacuna a respeito existente na literatura, a validade de explicitação de objetivos em termos comportamentais e a pertinência de objetivos de comportamento social para a situação escolar (AU)
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO SOCIAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:SOCIAL BEHAVIOR
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  32 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19299
Autor:Goldberg, Maria Amelia Azevedo.
Título:Estratégias de ensino: mais um caso a favor do diálogo entre psicólogos, sociólogos e educadores.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(1):21-27, mar. 1976.
Descritores Psi Português:ENSINO
Descritores Psi Inglês:TEACHING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  33 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19298
Autor:Carvalho, Ana Maria Almeida.
Título:Considerações sobre alguns pressupostos da psicologia e suas implicações teóricas e metodológicas.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);2(1):1-20, mar. 1976.
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA - TEORIA
METODOLOGIA - PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY - THEORY
METHODOLOGY - PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  34 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19296
Autor:Leme, Maria Alice Vanzolini da Silva.
Título:Interdependência de comportamento em grupo de pescadores: variáveis relacionadas ao equilíbrio de um grupo social.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);1(2):81-130, nov. 1975 tab, graf.
Resumo em português: Um estudo de campo foi realizado com o objetivo de investigar a interdependência de comportamento entre os membros de um grupo natural e típico, formado pelas tripulações de barcos sardinheiros, utilizando o modelo teórico fornecido pelos autores ligados à Teoria de Troca do comportamento social.As principais variáveis independentes foram: justiça na alocação de recompensas entre os membros do grupo, controle exercido por eles sobre os ambientes físico e social e latência na obtenção das recompensas. A variável dependente foi o índice de rotação entre os membros do grupo.O alto nível de rotação encontrado pode ser explicado em termos do modelo proposto pelos autores. Todavia, a par deste desiquilíbrio encontrado no microcosmos representado pelas tripulações individuais, foi encontrado um equilíbrio no macrocosmos representado pelo conjunto das tripulações das traineiras que operam no Entreposto de Santos, não explicável pelo modelo. Foram sugeridas então duas novas variáveis, que poderiam ser investigadas e incorporadas: impotência (no sentido de Seeman) e o esquema de reforçamento em razão variável que controla a atividade de pescar(AU)
Descritores Psi Português:ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
COMPORTAMENTO DE GRUPO
Descritores Psi Inglês:BEHAVIORAL ASSESSMENT
GROUP BEHAVIOR
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  35 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19295
Autor:Engelmann, Arno.
Título:Significado de locuções que denotam categorias amplas, na Grande São Paulo.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);1(2):65-80, nov. 1975 tab.
Resumo em português: 370 locuções - por exemplo, estar feliz - deveriam ser classificadas como pertencentes a uma ou mais das categorias amplas denotadas por 11 locuções - como, por exemplo, emoção - propostas num questionário. Duas amostras da Grande São Paulo, a saber, 30 universitários e 2219 normalistas, avaliaram se cada uma das 370 locuções do primeiro tipo cabia nas 11 locuções do segundo tipo. Todas essas locuções referem-se a estados subjetivos, algo que é atribuído ao locutor e não pode ser localizado. Seis, das 11 locuções do segundo tipo, denotam realmente categorias amplas: emoção, estado de ânimo, estado físico, interesse, sentimento e sensação. Três revelaram-se do mesmo tamanho que as locuções do primeiro tipo. E duas não alcançaram resultados válidos, de acordo com os requisitos de nosso procedimento(AU)
Descritores Psi Português:COMUNICAÇÃO VERBAL
Descritores Psi Inglês:VERBAL COMMUNICATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  36 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19294
Autor:Nalin, Jaíde A. R..
Título:Descrição e avaliação de um programa de ensino individualizado em Psicologia do desenvolvimento, para treinar entrevistadores.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);1(2):55-63, nov. 1975 tab.
Resumo em português: Descreve-se no presente trabalho uma programação individualizada para modelar comportamentos de entrevistar mães a fim de obter dados sobre seu filho e os resultados obtidos com a programação. Estabeleceu-se como comportamento terminal para a disciplina - Psicologia do Desenvolvimento, ministrada a 35 alunos de medicina, capacitar cada aluno a realizar Entrevista. Para atingir esse objetivo, foi planejada uma seqüência de atividades programadas de maneira a garantir que cada aluno adquirisse gradualmente os comportamentos a serem emitidos nessa situação.Os resultados mostraram que parte do objetivo foi atingida e indicaram as modificações a serem introduzidas na programação a fim de incluir a aquisição de repertório mais específico de comportamento. Nesse sentido a maneira utilizada para avaliação do curso permitiu não só medir a aquisição do comportamento terminal do aluno, como também favoreceu a avaliação das etapas do programa(AU)
Descritores Psi Português:INSTRUÇÃO INDIVIDUALIZADA
TREINAMENTO DE PESSOAL
Descritores Psi Inglês:INDIVIDUALIZED INSTRUCTION
PERSONNEL TRAINING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  37 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19293
Autor:Ades, Cesar.
Título:O efeito de aumentos e diminuições de intensidade luminosa sobre a resposta de levantar-se do rato.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);1(2):47-54, nov. 1975 graf.
Conferência:Apresentado em: XX Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, São Paulo, 1978.
Resumo em português: A fim de pôr à prova a hipótese segundo a qual apenas incrementos na intensidade luminosa é que aumentariam os níveis de atividade em ratos, foram realizados dois experimentos. No primeiro, os ratos do grupo experimental eram expostos a uma diminuição de intensidade luminosa. No segundo, os sujeitos em vários grupos experimentais, eram submetidos a aumentos diferentes de intensidade luminosa. Em ambos os experimentos, grupos de controle não sofriam mudança estimulatória. Verificou-se que a freqüência da resposta de levantar-se aumentava significativamente quando a luz sofria diminuição de intensidade e em alguns dos casos de aumento de intensidade. Dentro de uma certa margem, discrepâncias no sentido de aumento ou de diminuição podem ativar certos componentes do repertório do rato(AU)
Descritores Psi Português:FREQÜÊNCIA DE RESPOSTA
CONTRASTE COMPORTAMENTAL
Descritores Psi Inglês:RESPONSE FREQUENCY
BEHAVIORAL CONTRAST
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  38 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19292
Autor:Carvalho, Luiz Carlos Ferreira de.
Título:Algumas considerações sobre a medida IRT/OP na esquiva livre sinalizada.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);1(2):41-46, nov. 1975 tab.
Descritores Psi Português:ESQUIVA
Descritores Psi Inglês:AVOIDANCE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  39 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19291
Autor:Patitucci, Wilma Santoro.
Título:Procedimentos experimentais no estudo de reforçamento secundário.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);1(2):31-40, nov. 1975.
Descritores Psi Português:REFORÇO SECUNDÁRIO
Descritores Psi Inglês:SECONDARY REINFORCEMENT
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  40 / 99 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:19290
Autor:Mauro, Evandro de Almeida.
Título:Percepção de tempo e teoria da deteção de sinal: análise e prognóstico.
Fonte:Psicologia (Sao Paulo, 1975);1(2):1-29, nov. 1975.
Descritores Psi Português:PERCEPÇÃO DE TEMPO
DETECÇÃO DE SINAL (PERCEPÇÃO)
Descritores Psi Inglês:TIME PERCEPTION
SINAL DETECTION (PERCEPTION)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information